O projeto ‘Zoomguide’, dinamizada por alunos da Universidade de Aveiro (UA), venceu a final nacional da quarta edição do programa ‘Tourism Explorers’, que decorreu esta quinta-feira na cidade de Coimbra.
O prémio de ‘Melhor startup de turismo’, que vale um incentivo de 10 mil euros, entre outros apoios, distinguiu a ideia de uma aplicação que permitirá “ajudar turistas e organizações com histórias por contar a resolver a falta de informação sobre o património cultural, utilizando um motor de busca baseado em inteligência artificial”.
A partir de fotografias tiradas com o seu próprio telemóvel, os utilizadores podem dar a conhecer as histórias de objetos, espaços culturais, históricos ou turísticos que visitem “através de conteúdos multimédia desenvolvidos por especialistas”.
O ‘Tourism Explorers’ é considerado “o maior programa” de criação e aceleração de startups do setor do turismo, estando a organização a cargo da Fabrica de Startups e do Turismo de Portugal
12 das “melhores startups da área do turismo”, que foram selecionadas em concursos locais (mais de 100 ideias avaliadas) em outras tantas cidades (Aveiro, Beja, Caldas da Rainha, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Lisboa, Porto, São Miguel, Setúbal e Viseu), prepararam-se nas últimas quatro semanas para disputar o primeiro lugar da 4ª edição do concurso nacional.
A plataforma para identificação de imagens digitais com conteúdo multimédia está acessível em https://www.zoomguide.app
» O ‘Tourism Explorers’ é um programa de “criação e aceleração de startups” organizado pela Fábrica de Startups, em parceria com o Turismo de Portugal, para “capacitar os empreendedores de todo o país ajudando a reduzir as assimetrias regionais.”
» Os participantes beneficiam de orientação de formadores e mentores, para além de outros apoios, como acesso a incubadoras e mesmo incentivos financeiros para “identificar uma boa ideia, a testar e validá-la no mercado”.
» Lançado em 2017, o ‘Tourism Explorers’ envolveu mais 730 empreendedores, espalhados por 17 cidades, contribuindo para o desenvolvimento de mais de 290 startups. A organização adianta que 60% das startups que participaram neste programa continuam ativas (mas em diferentes fases), 23% recebeu algum tipo de investimento (43% diz ter recebido investimento privado) e 13% conseguiu internacionalizar o seu negócio (a maior concentração recai sobre Espanha e o Brasil).