Voos cancelados da Vueling: saiba como reclamar indemnização

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Muitos passageiros sofrem diariamente com atrasos e cancelamentos de voo, mas a maioria não sabe como registrar uma reclamação contra Vueling ou outras companhias aéreas.

Os passageiros de voos da Comunidade Europeia tem os seus direitos garantidos pelo Regulamento CE 261/2004. O estatuto é válido para todos os passageiros cujos voos partem de um país da União Europeia ou parte de um aeroporto de fora da UE através de uma companhia aérea comunitária.

De acordo o Regulamento, a Vueling, bem como outras companhias aéreas, são obrigadas a prestar assistência aos passageiros em caso de atrasos, cancelamentos e recusas de embarque. Conheça os vossos direitos:

  • Em caso de cancelamento, a transportadora aérea precisa informar ao passageiro com antecedência e precisa fornecer outra opção de voo. O recomendado é que a transportadora avise ao passageiro das mudanças do voo pelo menos 14 dias antes da data de embarque, mas pode ser feito em tempo menor caso os horários de partida e chegada do voo alternativo não sejam tão diferentes do voo original;
  • Se o voo for cancelado de última hora ou o voo tiver com atraso for superior a três horas, a transportadora aérea precisa fornecer ao passageiro um voo alternativo, alimentação, bebida e acesso a telefone ou email. Caso o atraso se estenda até o dia seguinte, o passageiro tem direito a hospedagem e traslado por conta da transportadora;
  • Se o passageiro tem o embarque recusado, não é informado do cancelamento do voo com antecedência ou se o voo estiver com atraso superior a três horas, a transportadora é obrigada a pagar uma indemnização para os passageiros. Os valores variam de 250€ a 600€, a depender da distância do voo.

A transportadora aérea só fica isenta de pagar compensação aos passageiros se for comprovado que as interrupções foram causadas por circunstâncias extraordinárias. Desse modo, se a recusa do embarque é feita por questões de saúde ou falta de documentos do passageiro ou se o cancelamento ou atraso do voo ocorrer por condições climáticas ou instabilidade política, por exemplo, o passageiro perde o direito à compensação.

Como reclamar indemnização da Vueling

Apesar da lei proteger os direitos dos passageiros, muitas vezes as transportadoras não assumem a responsabilidade e relutam em pagar compensação. Para descomplicar o processo de reclamação, desde 2013, a AirHelp ajuda passageiros aéreos a serem indemnizados por voos atrasados, cancelados ou sobrelotados. Através do site da empresa, basta preencher os dados do voo para checar se vossa situação é elegível para indemnização. Caso seja elegível, basta oficializar uma reclamação da Vueling com a AirHelp e a empresa ficará responsável por todo o resto até a compensação chegar à conta do passageiro.

Para formalizar uma reclamação contra a companhia aérea, o passageiro precisa ter em mãos os comprovantes de reserva do voo e o cartão de embarque, bem como demais provas que evidenciem o atraso ou cancelamento do voo, tal como fotos ou vídeos do painel de partidas dos voos, de filas ou de comunicações com os funcionários da transportadora. É importante também guardar recibos de gastos realizados em decorrência da interrupção de voo, como alimentação, bebida ou hotel, caso essas despesas não sejam pagas pela companhia aérea.

Problemas com bagagens

Malas danificadas ou que se perdem durante a viagem também são transtornos comuns para os passageiros que despacham bagagens. Se, na chegada ao destino, notar algum problema com vossas malas, a primeira coisa a fazer é, ainda na zona de recolhas de bagagem, buscar a secção de Bagagem Perdida e preencher um Relatório de Irregularidade de Bagagem. Através do código de localização fornecido após o preenchimento do relatório, o passageiro pode consultar online, no site da Vueling, a situação da bagagem reportada. Caso precise de produtos básicos, como roupas internas ou material de higiene pessoal, o passageiro deve manter consigo todos os recibos para solicitar reembolso à transportadora.