Desenvolver uma nova linha de produtos em vidro cristal “sustentável de elevado valor acrescentado, para o segmento de embalagens de luxo” é o objetivo traçado pelo projeto Cristal Eco Premium, promovido pela Vista Alegre Atlantis (VAA) com o cofinanciamento do COMPETE 2020.
Para adotar novos processos de fabrico, a empresa cerâmica com sede em Ílhavo estudou o impacto da embalagem nas características sensoriais de bebidas.
Uma inovação para reforçar o posicionamento no segmento de embalagens de luxo, “nomeadamente através do desenvolvimento e produção de frascos técnicos com composições de vidro cristal alternativas e sustentáveis, para prestigiadas marcas de bebidas espirituosas.”
Promovido por consórcio com a participação de equipas de investigação da Universidade de Aveiro e da Universidade do Porto, o projeto procurou desenvolver uma nova composição de vidro cristal sem chumbo com composições de vidro cristal colorido ambientalmente sustentáveis.
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, envolveu um investimento elegível de cerca de 1,7 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 1,1 milhões de euros.
Ler artigo completo na newsletter do programa COMPETE 2020.
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.