A Veneporte, empresa de Águeda que produz sistemas de exaustão para o sector automóvel, desenvolveu uma “solução de eliminação da carga viral no espaço público” para dar resposta às necessidades de saúde pública causadas pela crise pandémica.
O ‘OXYS Clean Air’ “é muito mais do que um equipamento de purificação de ar para utilização em ambiente interior de espaços públicos e privados”, sendo apresentado pelo fabricante nacional como “um enorme contributo para a melhoria da saúde pública, uma vez que permite garantidamente através de estudos e testagem científica, certificada por laboratório independente, a eliminação de mais de 99% da carga viral em circulação no ar dos espaços interiores, recorrendo a avançada e eficiente tecnologia.”
Com comercialização direta para o consumidor final e empresarial a partir do site www.ioxys.com, a solução “estará em breve disponível em todas as redes de distribuidores de equipamentos congéneres e de eletrodomésticos em Portugal Continental.”
Pode ser usado em escolas, creches, infantários, clínicas, hotéis, restaurantes, lares, centros de dia e residências séniores, mas também possui uma aplicação especial para meios de transporte público de passageiros, como autocarros, comboios, metropolitano, elétricos e ferry-boats e/ou catamarans.
O equipamento está em condições de tratar locais onde os “caudais de ventilação por ocupante são baixos, proporcionando uma grande concentração de elementos patogénicos/infeciosos e consequentemente um alto risco de contaminação.” Tem “custos de operação e não carece de manutenção regular para os seus utilizadores”, refere a empresa.
O consórcio liderado pela Veneporte envolveu, ainda, equipas de investigação multidisciplinar da Faculdade de Medicina (área de microbiologia) e da Faculdade de Ciências (área de engenharia mecânica e eletrotécnica) da Universidade de Coimbra.
O projeto ‘PureAir@Automotive’ recebeu apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização do Portugal 2020.
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.