A Câmara de Vale de Cambra lançou a concurso público a reabilitação da chamada ‘Casa do Ribeiro’, um edifício municipal no centro da cidade, que será reconvertido para ‘dar corpo’ ao projeto “Valoriza-te”, iniciativa incluída no Plano de Ação das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana do Porto (AMP).
A empreitada de obras públicas tem como preço base do procedimento 448.502 euros e o prazo previsto para a execução dos trabalhos de melhoramentos é de 12 meses.
O Projeto “Valoriza-te” pretende criar localmente “uma resposta” tendo em vista a “promoção da autonomia de pessoas com vivência de problemas de saúde mental” devido aos quais estejam “afastadas da vida social e do mercado de trabalho”.
O serviço a instalar na ‘Casa do Ribeiro’ servirá para prestar ajuda de forma a melhorar a “estabilidade emocional e participação social” dos utentes, promovendo a sua “integração social, familiar, e profissional.”
De acordo com a Câmara, será feita “a avaliação das capacidades dos indivíduos” e dos seus “interesses e expectativas” em desempenhar “um trabalho com a comunidade com o objetivo de criar novas oportunidades” a esses “cidadãos em situação de maior vulnerabilidade”. O que acontecerá “através da adoção de estratégias de inserção social ativas e motivadoras, numa via alternativa ao mercado de trabalho, com enfoque na retoma da vida social e comunitária e no desenvolvimento de competências pessoais.”
O projeto está integrado nas Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na AMP – Área Metropolitana do Porto, da Câmara Municipal de Vale de Cambra, um investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.