Evite fraudes em férias: saiba como se proteger de golpes no Booking.com e na Airbnb, incluindo sites falsos e pagamentos fora das plataformas.
Chegaram finalmente as férias. O seu apartamento de sonho, arrendado durante uma semana, fica mesmo ao virar da esquina. Ou será que fica mesmo?… Se foi vítima de fraude, além de ter perdido o seu dinheiro, comprometeu os seus dados pessoais. E, já agora, como é que alguém ficou a saber em que datas a sua casa ia estar vazia?
As duas maiores plataformas de alojamento têm alertado para o aumento exponencial do número de casos de phishing e spoofing (utilização não autorizada da identidade de um utilizador válido), sobretudo desde a explosão da inteligência artificial.
A maior parte das fraudes existe há muito, mas as ferramentas tecnológicas ao dispor dos criminosos tornaram os golpes muito mais sofisticados. Roubo de identidade, fuga de dados e fraude com cartões de crédito somam-se às eventuais perdas financeiras de uma transação que nunca aconteceu. Além disso, estes criminosos sabem perfeitamente o que é possível fazer com o IP de alguém.
Sites falsos e problemas técnicos
A criação de sites falsos, muito semelhantes aos oficiais, é um dos golpes mais frequentes de que o Booking.com se queixa. Estes sites clonados oferecem ofertas tentadoras, apropriando-se dos dados de pagamento dos utilizadores. É preciso ter especial atenção aos anúncios patrocinados nas redes sociais (que podem não ser verdadeiros) e às campanhas de phishing por e-mail, que também afetam os proprietários legítimos, como a plataforma reconhece.
A Airbnb tem o mesmo problema, entre outros: num dos mais comuns, os golpistas enviam ligações falsas para um site externo, alegando ser necessário concluir a reserva fora da plataforma devido a um problema técnico. Este método desvia o processo seguro da Airbnb, o pagamento é feito, mas a acomodação prometida não existe.
Outra das tendências dos últimos meses é o aumento dos golpes que envolvem cupões falsos na Airbnb, com anfitriões que oferecem descontos atrativos em troca de pagamentos diretos, levando o utilizador a fazer uma transação fora da plataforma, sem qualquer garantia de reembolso se algo correr mal.
Como evitar tornar-se vítima
As fraudes são evitáveis, se conhecermos as metodologias dos criminosos e, sobretudo, se seguirmos um conjunto de precauções nas transações digitais. Por exemplo:
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Verifique sempre os URL: antes de inserir qualquer informação num site, verifique se o URL está correto. Tenha cuidado com pequenas variações, que podem passar despercebidas. A Airbnb disponibiliza uma lista de exemplos de e-mails fraudulentos, mas muito parecidos com os oficiais. O Booking.com tem uma lista semelhante.
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Evite fazer pagamentos fora da plataforma: tanto o Booking.com como a Airbnb têm sistemas de pagamento seguros. Nunca finalize uma transação fora destes canais.
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Leia as avaliações com atenção: desconfie de propriedades com poucas ou nenhuma avaliação, especialmente se o preço parecer demasiado bom para ser verdade.
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Use uma VPN: ao reservar a sua viagem, pense em usar uma VPN para proteger a sua ligação e impedir que hackers tenham acesso aos seus dados, incluindo o seu endereço de IP.
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Confirme com o anfitrião: se estiver a usar a Airbnb, entre diretamente em contacto com o anfitrião através do sistema de mensagens da plataforma antes de efetuar qualquer pagamento. Desconfie de respostas que o redirecionem para fora do site.
Estar consciente destas ameaças é o primeiro passo para se proteger. Tomando algumas medidas básicas, pode reduzir significativamente o risco de ser enganado, para que as suas férias sejam tão relaxantes quanto planeou.
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