O município de Vagos deliberou atribuir um apoio financeiro para a Santa Casa da Misericórdia local no âmbito de apoio a pessoas com demência.
O projeto ‘Memorizar, que tem vindo a ser dinamizado pela instituição, permitiu o funcionamento de uma unidade de dia para utentes com doenças cognitivas.
A autarquia avançou com um subsídio de quase 35 mil euros que ajudará a Santa Casa vaguense a suportar os encargos com a criação de instalações para esta valência.
O projeto ‘Memorizar’ teve início no dia 2 de janeiro de 2019, com uma duração de três anos, tendo terminado a 31 de dezembro de 2021.
Ao longo deste período, foi possível garantir a prestação de cuidados biopsicossociais específicos para as pessoas com demência e seus cuidadores, do concelho de Vagos.
A valência surgiu de uma candidatura efetuada ao programa POISE, no âmbito do instrumento de financiamento gerido pelo Portugal Inovação Social, designadamente o Programa de Parcerias para o Impacto.
Agora, com vista a dar continuidade ao projeto ‘Memorizar’, a autarquia decidiu apoiar os encargos com a elaboração do projeto de arquitetura de uma unidade de dia, a construir de raíz, para apoiar a população-alvo, “prevenindo o desenvolvimento de uma estrutura familiar disfuncional e exausta.”
Em dezembro de 2021, estavam a ser acompanhadas pela Misericórdia 40 famílias, em domicílio mas também em em gabinete, com consultas de neurologia, sessões de neuroestimulação, terapia ocupacional, psicologia, e estimulação sensorial na sala snoezelen. Com frequência mensal, ocorreram também reuniões de grupo de apoio aos cuidadores.
A concessão do apoio financeiro corresponde a 48% do investimento, conforme proposta da Santa Casa da Misericórdia. A esta entidade, cabem 52% do investimento, no valor de 37.214 euros.
O financiamento permite a continuidade do projeto ‘Memorizar’ nas valências que estavam em atividade “para combater o isolamento e dar suporte aos cuidadores de pessoas com alguma forma de demência”.
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.