Universidades de Aveiro e Coimbra vão avaliar consequências da seca e incêndios nos rios

129
Rio Vouga, foto partilhada por Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) formalizou um contrato interadministrativo e cooperação com a Universidade de Aveiro e a Universidade de Coimbra para apoio técnico e científico na elaboração de estudos sobre o impacto de períodos de seca e dos incêndios florestais nos recursos hídricos.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A prestação de serviços foi celebrada “com o intuito de melhorar o conhecimento relativamente aos efeitos de fenómenos extremos sobre a qualidade das massas de água” (superficiais e subterrâneas).

Assim, “torna-se necessário” a execução de estudos para “aferir as implicações dos incêndios florestais e da seca sobre a qualidade ecológica” de recursos hídricos, concretamente nas regiões Norte e Centro do país.

Os especialistas das universidades devem, ainda, “monitorizar elementos de qualidade biológica nas massas de águas” para que haja uma adequada avaliação do estado das mesmas.

O preço contratual dos estudos é de 198.000 euros com prazo de execução previsto de 727 dias.

A monitorização dos elementos de qualidades biológicos nas massas de água abrange as regiões hidrográficas Minho-Lima, Cavado-A-Ve-Leça, Douro e Vouga – Mondego-Lis com recurso a mais de uma centena de estações de recolha de dados colocadas em rios e estações em albufeiras.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.