Se o turismo está a crescer no emprego, temos de ter atenção à coesão social e à coesão territorial.
Por Carlos Costa *
A Plataforma Nacional de Turismo (PNT) pretende contribuir para o desenvolvimento do turismo, ajudando o país a ir mais longe em termos económicos e sociais, com mais equilíbrio, inovação e modernidade nesta área.
Um facto excecional tem sido o trabalho dos centros de conhecimento, das escolas, das universidades, dos politécnicos e dos centros de investigação portugueses, que estão no top 20 da produção científica à escala mundial. Mas, se Portugal é um gigante à escala planetária, temos de ter presente que o turismo precisa de novas ambições.
Se o turismo está a crescer no emprego, temos de ter atenção à coesão social e à coesão territorial, sendo também fundamental a criação de ligações entre os centros urbanos e as áreas de baixa densidade.
É para sobre vertentes que a PNT vai pensar, não só com os seus projetos que já estão muito adiantados, mas, sobretudo, com os ‘think tanks’ focados nas mais diversas temáticas”.
* Presidente da direção da Plataforma Nacional do Turismo e professor catedrático da Universidade de Aveiro.
Publicidade, serviços e donativos
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.