O Movimento Cidadãos por Aveiro quer envolver a comunidade para que os habitantes de cada rua, de cada bairro, de cada freguesia, sejam escutados e considerados nas opções da autarquia.
Por David Iguaz (arqueólogo) , Cristina Montez (urbanista) , Isabel Abreu (socióloga), António Garcia (reformado), Miguel Bergano (engenheiro), Susana Lima (professora), Miguel Menano (músico) *
Foi apresentado à população um novo projecto de cidadania para o concelho de Aveiro – o “Movimento Cidadãos por Aveiro”.
Este movimento, sem ideologias político-partidárias, é aberto a todos os munícipes de Aveiro. É um movimento constituído por pessoas que querem ser ouvidas e ser parceiras nos desígnios do município ao nível da elaboração, da análise, da discussão e da implementação de propostas transformadoras e sustentáveis.
O Movimento Cidadãos por Aveiro tem a sua génese na necessidade de unir cidadãos/cidadãs em torno de causas que são determinantes para a qualidade de vida do concelho. Experiências recentes em torno de causas determinantes para a qualidade de vida da comunidade local, como a preservação e reforço do arvoredo urbano em diferentes pontos do município, mostrou-nos a necessidade de unir os cidadãos. Mas uni-los de forma organizada, numa estrutura cidadã horizontal, sem ideologias político-partidárias e outros movimentos cívicos institucionalizados.
Todavia, para lá das áreas verdes públicas a preservar, cada rua, cada bairro, cada freguesia, tem as suas particularidades, tem os seus habitantes com as suas expectativas/necessidades/aspirações.
Todos têm uma palavra a dizer ou uma acção a implementar no planeamento e no desenvolvimento da cidade, do concelho.
O Movimento Cidadãos por Aveiro quer envolver a comunidade para que os habitantes de cada rua, de cada bairro, de cada freguesia, sejam escutados e considerados nas opções da autarquia. Nas escolhas que determinam o futuro da cidade, o futuro das freguesias e o bem-estar dos seus habitantes.
Queremos construir um novo modelo inspirado na ciência, na tecnologia, trabalhar na defesa do ambiente, da ecologia, do urbanismo, da economia circular, entre outras, onde o combate às alterações climáticas seja uma prioridade transversal.
Queremos que os cidadãos e as cidadãs sejam escutados(as) e que as suas propostas sejam consideradas num espírito construtivo e inclusivo.
Assim, convidamos todos os munícipes, independentemente das suas ideologias, credos, afinidades e género, a participarem nesta iniciativa, primando pela igualdade e respeito individual e colectivo de cada um e de todos. Fazemos um apelo a participarem na implementação das nossas/vossas aspirações, numa discussão comunitária salutar, para que os sonhos de todos nós possam vir a ser uma realidade.
Vamos dar a Aveiro uma visibilidade e uma voz onde todos se sintam incluídos. Para que a vossa voz conte e pese, juntem-se ao Movimento Cidadãos por Aveiro!
* Promotores do Movimento Cidadãos por Aveiro, www.movimentocidadaosporaveiro.pt