Um ano do novo Rossio de Aveiro: uma aposta ganha

346
Inauguração da reabilitação do Rossio, Aveiro (Foto partilhada pelo Facebook da Câmara de Aveiro).

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) assinala esta terça-feira (07 de janeiro), um ano sobre a inauguração da requalificação do largo do Rossio e da Praça General Humberto Delgado / “Pontes”, um investimento no valor de 20,5 milhões de euros, com financiamento dos Fundos Comunitários da União Europeia, através do FEDER do Portugal 2020 no valor de 4,5 milhões de euros.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Com o novo Rossio de Aveiro, hoje temos mais e melhor área verde com uma nova estrutura arbórea e as “Pontes” com mais área de circulação pedonal e locais de estar.
A valorização das ruínas da Capela de São João do Rossio, integrada no Centro Interpretativo do Achado e da História do Rossio (CIAHR) é outro dos aspetos muito positivos da empreitada, bem como as novas infraestruturas técnicas, que dão mais qualidade e conforto ao espaço, como a nova iluminação pública, o novo posto de transformação de energia e a nova estação elevatória de águas residuais.

Rossio, uma nova Praça

O grande destaque deste primeiro ano vai para a praça de eventos com 3.415 m2 de área, que recebeu algumas das principais iniciativas que marcaram Aveiro em 2024, ano em que celebrámos o facto de sermos Capital Portuguesa da Cultura. Desde logo, a exposição de carros clássicos e desportivos, comemorativa da inauguração do Rossio, que esteve disponível para visitação na primeira semana após abertura do espaço ao público. Seguiu-se as Festas em honra de São Gonçalinho, que utilizou a praça para a realização dos concertos, de 10 a 15 de janeiro.

A 24 de março, o Rossio recebeu o desfile e o concerto de Bandas da Região de Aveiro.
Nos meses de junho e julho, a nova praça de eventos recebeu iniciativas muito relevantes e que confirmaram o sucesso e o potencial deste espaço, nomeadamente: a “Euro Fan Zone 2024”, de 14 de junho a 14 de julho, a que se juntou a 48.ª Feira do Livro de Aveiro, de 21 de junho a 07 de julho de 2024; a exposição “A sulcar a Ria: embarcações da Ria de Aveiro”, a 06 de julho e o Encontro de Folclore da Região de Aveiro, a 13 de julho de 2024.

De 17 a 21 de julho, o novo Rossio recebeu o evento mais marcante do ano, o Festival dos Canais, numa edição especial Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura 2024.
No último trimestre do ano foi a vez da Aveiro Tech Week também passar pelo Rossio, com iniciativas do evento PRISMA / Art Ligh Tech, de 02 a 05 de outubro.
O ano fechou no Rossio com dois grandes momentos, que atraíram milhares de pessoas a esta zona da Cidade. O espetáculo final de Aveiro 2024, a 29 de dezembro, que teve o seu epicentro final na praça de eventos e, dois dias depois, a festa da Passagem de Ano 2024/2025 e de celebração da entrada no Ano Novo, nos dias 31 de dezembro de 2024 e 01 de janeiro de 2025.

A sala de espetáculos que também é um parque de estacionamento

A cave do novo Rossio também merece um balanço muito positivo de utilização, desde a sua inauguração. Com capacidade para mais de 220 automóveis, concessionada à empresa Empark, por 2,5 milhões de euros para um período de 40 anos, esta sala de exposições e de eventos, também tem a funcionalidade de parque de estacionamento.

No seu primeiro ano, este novo espaço recebeu ações e iniciativas muito relevantes associadas a Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura 2024, como a Feira do Livro ou a Aveiro Tech Week, com um projeto do evento PRISMA / Art Light Tech.

Na cave está também o Centro Interpretativo da História do Achado e do Rossio (CIHAR), com base no achado arqueológico da Igreja de São João, na estátua de João Afonso de Aveiro e numa exposição sobre a história das várias fases da vida do Rossio, que veio reforçar o carácter especial desta obra e deste parque de estacionamento e da sua função de conservação da história de Aveiro.

A Casa de Chá, o Parque Infantil e as “Pontes”

A nova Casa de Chá com um Parque Infantil integrado numa zona relvada, permite aos seus utilizadores usufruírem de forma segura e cómoda deste espaço, procurando compatibilizar bem os diversos usos e dando-lhe um carácter intergeracional.

A Qualificação da Praça General Humberto Delgado / “Pontes” com aumento da área pedonal, construção de duas zonas de estar e redução da área de circulação automóvel foi outro dos ganhos objetivos da obra, que recebeu a 10 de junho, a inauguração do monumento evocativo de Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura 2024, do reconhecido artista Rui Chafes.

A Câmara de Aveiro sublinha o balanço muito positivo deste primeiro ano, desde a obra de requalificação do Rossio e das “Pontes” e acredita que o sucesso económico, social e cultural do espaço continuará a crescer nos próximos anos, potenciada também pela nova obra de construção de uma segunda ponte sobre as eclusas, que vai melhorar os acessos ao Rossio e diminuir o fluxo de trânsito na zona central da Cidade

Câmara de Aveiro

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.