A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) apresentou, esta manhã, o projeto ‘Ligue Antes, Salve Vidas’, que introduz, a partir de 7 de novembro, alterações no acesso aos Serviços de Urgência (SU) dos Hospitais de Aveiro e Águeda, na expetativa de “dar respostas mais adequadas às reais necessidades da população”, o que passará por novos protocolos de atendimento e orientação dos utentes, através da triagem pela linha SNS 24, numa lógica de proximidade, envolvendo diretamente também os cuidados de saúde primários, atualmente sob a mesma administração.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Numa primeira palavra no encontro, que contou com autarcas, a presidente da ULS RA começou por destacar a importância de “reforçar a confiança dos utentes no sistema”, o que se espera alcançar através das medidas previstas, que têm sido já adotadas em outras unidades hospitalares. Margarida França referiu que foi posta “grande energia” na adesão ao projeto para que estivesse operacional “antes da época inverno”, acautelado os normais ‘picos’ de afluência.
Existem ULS que conseguiram a redução de pulseiras azuis e verdes nos SU – os doentes alvo – entre 20 a 30% das pessoas atendidas telefonicamente, e que, por não inspirarem outros cuidados, foram orientadas para auto tratamento no domicílio ou para cuidados primários, com agendamento de consulta no centro de saúde no prazo de 24 horas, evitando, assim, deslocações ao hospital sem ter um quadro de saúde que o exigisse. Na ULS, a meta está colocada para uma redução de 20% a 25%, considerado já um valor “significativo”.
A entrada em atividade do novo modelo de triagem foi precedido na ULS RA pela contratação de 21 médicos de família, pelo que a administração afastou receios expressos por autarcas presentes, nomeadamente de Sever do Vouga, tendo sido transmitido empenho em progressivamente melhorar a necessária coordenação para acorrer às necessidades (declarações abaixo).
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.