UA regista patente de produção de pasta magnética biocerâmica para impressão 3D

385
Universidade de Aveiro.

Uma equipa da Universidade de Aveiro (UA), composta por Tânia Carvalho (aluna de doutoramento), Susana Olhero (líder da equipa) e pelas investigadoras Paula Torres e Nilza Ribeiro, desenvolveu uma pasta magnética biocerâmica para impressão de componentes por manufatura aditiva, bem como o respetivo método de produção, ambos alvo de concessão de patente nacional.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Estas pastas permitem desenvolver componentes 3D porosos à base de biocerâmicos (fosfatos de cálcio), biocompatíveis, bioativos e biodegradáveis, capazes de promover a regeneração óssea quando colocados num defeito ósseo, usando um único passo no processo de fabrico. A pasta contém na sua composição: cálcio, fósforo e ferro, elementos constituintes do osso natural o que ajuda na reparação óssea.

Continuar para ler artigo do site UA.pt.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.