UA promove ciência cidadã junto das escolas

1081
Atividades de ciência cidadã.
Natalim3

Algumas das atividades sob responsabilidade da equipa da Universidade de Aveiro (UA), composta por membros do CESAM (Roberto Martins – coordenador local, Daniela Figueiredo e Vera Rodrigues), CICECO (Cláudia Nunes), DIGIMEDIA (Mónica Aresta e Pedro Beça) e LAQV-REQUIMTE (Elisabete Coelho e Manuel Coimbra), já se iniciaram.

Até agora o projeto mobilizou quase 100 estudantes e docentes de duas escolas da Comunidade Intermunicipal de Aveiro, nomeadamente a Escola Secundária de Vagos e Escola Básica João Afonso de Aveiro.

O projeto-piloto “CARE – Citizen Arenas for improved environmental quality & resources use in SMART-ER cities”, financiado no âmbito de fundos do projeto “ECIU University Research Institute for Smart European Regions”, reúne seis parceiros do Consórcio Europeu de Universidades Inovadoras – ECIU.

As atividades têm-se centrado na componente de biodiversidade e, muito em breve, na qualidade do ar e água, gestão e reaproveitamento de resíduos alimentares e elaboração de conteúdos digitais, em prol da sensibilização dos cidadãos os desafios ambientais atuais e tomada de consciência e participação ativa numa gestão eficiente e inteligente dos recursos nas cidades e regiões do SMART-ER.

A título de exemplo, o investigador Roberto Martins visitou as quatro turmas envolvidas no projeto, nos meses de novembro e dezembro, para dinamização de “arenas cidadãs” em contexto de sala aula, nas quais os estudantes foram desafiados a assumir um papel central na co-criação de questões científicas relacionados com a ação do Homem na Ria de Aveiro, e que culminou com a preparação e implementação de um sub-piloto relacionado com o monitorização espácio-temporal e o impacto ambiental e socioeconómico da proliferação de espécies invasoras na Ria de Aveiro.

“Estratégia de envolvimento e consciencialização”

Após estas sessões, os estudantes, na qualidade de cientistas-cidadãos, têm visitado sistematicamente vários locais da Ria para monitorizar a distribuição e densidade de algumas espécies de invertebrados, numa estratégia de envolvimento e consciencialização que verterá em dados que terão interesse para a comunidade científica, para as autoridades locais e para os cidadãos. Depois desta fase, os alunos terão oportunidade de analisar, partilhar e discutir os dados noutra arenas cidadãs, com outros stakeholders locais, bem como prepararão materiais de comunicação e divulgação em Português e Inglês.

Em janeiro o projeto prevê a abertura de uma bolsa de investigação para realizar uma dissertação de mestrado e quatro bolsas de iniciação à investigação para apoio às atividades.

O projecto SMART-ER recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia.

Artigo publicado originalmente no site UA.pt.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Natalim3