A Universidade de Aveiro (UA), através da sua unidade Digimedia, liderou um projeto com as Universidades Católica e do Minho que criou um “jogo sério” (JS) alusivo ao tema da nutrição. O ‘FlavourGame’ tem o “objetivo de apoiar a autonomia e motivação de crianças dos 10 aos 12 anos para escolhas alimentares saudáveis”.
Além do entretenimento, pretende-se promover a aprendizagem e a mudança de comportamento nos jogadores em diferentes áreas, como a educação ou a saúde, recorrendo a estratégias envolventes e divertidas para tentar reter a atenção do jogador.
O ‘FlavourGame’, que mereceu um destaque na newsletter do programa Compete 2020, integra “componentes emocionais e sociais importantes da comunicação, a equipa de investigação projetou um novo JS com uma abordagem tripartida: conversação, participação e interatividade tangível.”
O jogo é construído para uma plataforma híbrida, que combina um tabuleiro físico com componentes digitais.
A equipa de investigação espera assinalar o final do projeto como “um novo modelo de JS com potencial inclusive fora do tema da nutrição” apresentando um “protótipo promissor para comercialização e futuras campanhas de saúde”.
O ‘arranque0 do ‘FlavourGame’ contou com apoio do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (Projetos de IC&DT), envolvendo um investimento elegível de 236 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 201 mil euros.
Discurso direto
“O projeto FlavourGame foi central na determinação de um conjunto de novas práticas no design de jogos híbridos, permitindo reunir os mundos digital e físico, ao qual foi ainda adicionada uma componente comestível, através da introdução de alimentos reais como elementos de jogo” – Nelson Zagalo, responsável do projeto.
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