A Tutigás Energy projeta a ampliação do seu centro logístico em Ovar. O novo estudo de impacto ambiental, que teve uma primeira versão em 2019, encontra-se em fase de consulta pública.
O centro logístico da Tutigás Energy, construído em 2009, serve para trasfega, armazenamento, enchimento e expedição de gás butano e propano.
A ampliação prevê o aumento da capacidade de 428 toneladas para 2.178 toneladas (cerca de cinco vezes mais) a armazenar nas instalações da empresa localizadas ao km 30,8 da EN 109.
As infraestruturas necessárias ao funcionamento da instalação encontram-se executadas (enchimento de garrafas e trasfega de camiões).
O centro logístico Tutigás Energy tem nove trabalhadores, número se prevê manter.
O estudo de impacte ambiental não prevê que a instalação afecte a geologia nem a geomorfologia da zona, “pelo que o impacte foi considerado nulo”.
Já a análise de risco refere que em caso de “falha catastrófica de armazenagem, que resultasse numa libertação de gás de maiores dimensões, o impacte ambiental para a envolvente “ser muito reduzido”. São recomendáveis, por outro lado, medidas de “manutenção e melhoria dos sistemas de prevenção e mitigação” do risco de explosão ou incêndio.
Consultar informações sobre o Estudo de Impacte Ambiental
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.