‘Turismo Industrial de São João da Madeira’ entre os finalistas do Prémio Nacional de Turismo

319
Turismo Industrial, São João da Madeira.

O programa ‘Turismo Industrial de São João da Madeira’, dinamizado pela autarquia local há 12 anos, é um dos cinco finalistas na categoria ‘Turismo Inovador’ da edição de 2024 do ‘Prémio Nacional de Turismo’ (PNT), que irá conhecer os seus vencedores durante este mês.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O PNT, que atinge a sua 6ª edição do PNT, é organizado pelo jornal Expresso e BPI. A categoria ‘Turismo Inovador’ premeia “projetos que incentivam e implementam quer Objetivos De Desenvolvimento Sustentável quer de Responsabilidade Social.”

Segundo uma nota partilhada pelo município da ‘Cidade do Labor’, a iniciativa localmereceu destaque “pela sua visão inovadora na valorização e salvaguarda do património industrial, fruto da riquíssima arqueologia industrial” concelhia.

Um “projeto pioneiro”, que “vai além de um simples percurso de visitas, ao explorar e revitalizar a memória das indústrias e do saber-fazer local, transformando-os em experiências autênticas e culturalmente enriquecedoras.”

Para a autarquia sanjoanense, “o reconhecimento” do programa como finalista é, também, “uma validação” do “compromisso” da cidade “com a preservação das raízes industriais da região e com a criação de um turismo sustentável e inclusivo”.

“A nossa oferta não apenas conecta os visitantes à história viva de São João da Madeira, mas também fortalece as relações com das áreas museológicas com as micro, pequenas e médias empresas locais, impulsionando o desenvolvimento social e económico da comunidade”, lembra a nota informativa municipal.

A autarquia conta entre os parceiros da rede do turismo industrial espaços municipais, como a ‘Torre da Oliva’, o Museu da Chapelaria, o Museu do Calçado, a Oliva Creative Factory, o Centro de Arte Oliva, assim como as empresas Viarco Portugal, Fepsa, Cortadoria Nacional de Pêlo, Flexitex – Aiming Comfort, Faurecia, Ceicilia Doutora, Bulhosas, S.A., Belcinto, Heliotextil, S.A., ERT Têxtil Portugal e, ainda, o Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado e o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal.

+ info sobre o Programa de Turismo Industrial de São João da Madeira em https://www.facebook.com/turismoindustrialsjm

Artigo relacionado

Projeto ‘Turismo Industrial de S. João da Madeira recebe prémio internacional

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.