Um casal de comerciantes que traficava droga (haxixe) no concelho Aveiro e em localidades vizinhas foi hoje condenado no Tribunal de Aveiro a penas de cadeia: cinco anos no caso do homem e quatro anos e meio relativamente à mulher, que se encontra em gravidez adiantada.
Um terceiro arguido, que explorava o café de uma coletividade desportiva, foi condenado por tráfico de menor gravidade a dois anos e meio de prisão.
Todas as penas ficaram suspensas com obrigações dos condenados, nomeadamente manter atividade laboral e frequência de consulta médica para controlar a toxicodependência.
A juíza presidente referiu que pesou a favor dos arguidos a ausência de antecedentes criminais relevantes, o tempo que passou sobre os factos imputados, bem como à inserção familiar e profissional.
Aquando da detenção pela PSP, em julho de 2018, o casal tinha na sua posse cerca de meio quilo de canábis. Num ano, lucraram mais de 11 mil euros com a venda de produto estupefaciente, só a avaliar pelos consumidores que testemunharam em tribunal.
O arguido que viu a acusação alterada para tráfico de menor gravidade era também consumidor. O tribunal determinou a restituição de 5 mil euros que lhe tinham sido apreendidos à ordem do processo.
Artigo relacionado
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.