A ‘tecnológica’ Ubiwhere, com sede em Aveiro, anunciou hoje que é “a única empresa portuguesa” a participar num “mega consórcio internacional para preparar o 6G nas telecomunicações”.
Além da Ubiwhere, o grupo promotor do “ambicioso projeto Hexa-X-II” liderado pela Nokia, que inclui as multinacionais Apple, Ericsson e Siemens, entre outras 40 empresas.
O consórcio é desafiado a “desenvolver o futuro do 5G e apresentar uma holística rede 6G que permitirá a evolução da tecnologia e dos seus serviços”.
A Apple participa pela primeira vez em projetos da Comissão Europeia.
Prevendo um investimento global acima dos 20 Milhões de Euros, o Hexa-X-II permite às empresas nele envolvidas “uma oportunidade de se posicionarem estrategicamente na criação do que será o futuro.”
Em comunicado, a Ubiwhere informa que “procurará ajudar a desenvolver a arquitetura da futura rede 6G, tendo por base o trabalho já desenvolvido na criação de condições para acomodar redes 5G.”
Um projeto é considerado como “o primeiro passo na antecipação do futuro das telecomunicações como hoje as conhecemos, ajudando a tecnologia a atingir altos níveis de maturidade e permitindo a evolução do mundo, através da digitalização e transformações sustentáveis dos serviços estabelecidos”.
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.