A Ubiwhere, uma empresa de Aveiro, está a testar “uma nova e avançada tecnologia” no âmbito da proteção de dados.
A tecnológica participa no projeto ‘FogProtect’, que é financiado pela União Europeia, coordenando o consórcio encarregue do desenvolvimento de serviços para a vertente de ‘Smart Cities’.
Em concreto, pretende-se garantir a segurança na aquisição, transporte e processamento de “dados sensíveis”, neste caso de imagens e vídeos provenientes de câmaras de videovigilância.
“Mais do que facilitar a emergente necessidade de digitalização das indústrias e setores públicos, o ‘FogProtect’ estabelece as bases necessárias para assegurar a proteção de dados num ecossistema de ‘Telecomunicações do Futuro’ seguro, resiliente e alinhado com as necessidades dos cidadãos”, explica a empresa aveirense em comunicado.
Para além da área de ‘Smart Cities’, existem mais dois ‘pilotos, um ligada à distribuição de conteúdo audiovisual e outro relativo à Indústria 4.0.
O projeto envolve ainda as seguintes empresas e entidades: IBM Israel, Nokia, Thales France, Athens Technology Center, Universidade de Southampton, Universidade Técnica de Viena, Universidade de Duisburg-Essen e Vlaamse Radio.
Fundada em 2007, a Ubiwhere é uma empresa de software focada na Investigação & Desenvolvimento nas áreas de Smart Cities , Telecomunicações e Internet do Futuro, e Novas Tecnologias.