As cidades de Águeda e Vassa (Finlândia) foram distinguidas com a ‘Folha Verde Europeia de 2026’ pela Comissão Europeia no âmbito dos prémios ‘Cidades Verdes da Europa 2026’, que designou, ainda, Guimarães como ‘Capital Verde Europeia de 2026’.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Segundo um comunicado da Comissão Europeia, a ‘cidade berço’ viu reconhecido “o empenho em alcançar melhorias contínuas em todos os desafios de sustentabilidade, conseguindo resultados abrangentes nos sete domínios de gestão ambiental”.
Já as cidades premiadas com o prémio ‘Folha Verde Europeia’ (Águeda e Vaasa) “impressionaram o júri com as suas abordagens singulares em matéria de envolvimento das respetivas comunidades na transição ecológica.”
Águeda “foi elogiada pela sua abordagem abrangente e estruturada da sustentabilidade, com numerosas medidas inspiradoras em todos os domínios ambientais”. Tendo vencido o prémio ‘Folha Verde Europeia’, a cidade pode contar com os seus ‘embaixadores ecológicos’ locais “que lhe permitem apoiar outras cidades em Portugal e na Europa”.
Guimarães receberá um prémio pecuniário de 600.000 euros para ações destinadas a melhorar a sustentabilidade ambiental como ‘Capital Verde Europeia de 2026’. Águeda e Vaasa recebem um prémio pecuniário de 200.000 euros.
No total, 21 cidades concorreram à presente edição dos prémios ‘Capital Verde Europeia’ e ‘Folha Verde Europeia’ atribuídos por um júri internacional independente constituído por sete especialistas em sustentabilidade urbana. As finalistas foram questionadas por um júri internacional composto por representantes da Comissão Europeia, do Comité das Regiões Europeu, da Agência Europeia do Ambiente, do Secretariado do Pacto de Autarcas da União Eeuropeia para o Clima e Energia e da rede Eurocidades.
Ler comunicado da CE com mais informações.
Artigo relacionado
“O prémio “reconhece o nosso compromisso com o ambiente e com a aplicação de políticas para um desenvolvimento mais sustentável” – Jorge Almeida, presidente da Câmara (continuar para comunicado municipal).
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.