S. João da Madeira alcançou “o valor mais baixo de sempre de perdas de água da rede pública”, informa a Câmara local.
Em cinco anos, as perdas de água na rede pública devido a fugas, ruturas, avarias ou furtos passaram para metade. “Em 2017 eram de 29,5 por cento, situando-se, no ano passado, em 14,1 por cento, o mais baixo valor registado desde a criação da empresa municipal ‘Águas de S. João’ e que é significativamente inferior à média nacional, que se situa na ordem dos 28 por cento, de acordo com os últimos dados conhecidos”, dá conta a edilidade em comunicado.
O combate às perdas de água, recorda a Câmara, “tem sido uma prioridade” na gestão do abastecimento do concelho de S. João da Madeira.
“A rápida resolução de fugas e avarias, o controlo dos consumos ilícitos e a aplicação de tecnologia na monitorização das redes são algumas das medidas implementadas no terreno e que têm permitido aprofundar a trajetória de redução de perdas”, adianta o comunicado.
Discurso direto
“A redução dos desperdícios de água é fulcral para a resiliência dos territórios e das populações às alterações climáticas, sobretudo, em cenários de seca, impondo-se investimento na “eficiência e sustentabilidade, procurando cada vez melhores resultados no combate às perdas, para que S. João da Madeira faça parte da solução do problema da escassez” – Jorge Vultos Sequeira, presidente da Câmara de S. João da Madeira.
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.