Sever do Vouga / Ação social: ‘Radar social’ concelhio entra em atividade

484
Concelho de Sever do Vouga.

O município de Sever do Vouga informa que deu início ao seu projeto ‘Radar social’, que irá proceder a um “trabalho de referenciação” dos problemas de pobreza e exclusão social do concelho.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Segundo a edilidade severense, pretende-se “a capacitação do território na ativação das respostas e otimização dos recursos, visando trazer maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social e integração local.”

A equipa do ‘Radar Social’ é formada por uma psicóloga e uma assistente social que, numa primeira fase articularão com os parceiros sociais e locais “com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido, estreitar sinergias e contribuir para o melhoramento dos serviços.”

A primeira fase do projeto inclui a atualização dos instrumentos de planeamento da ‘Rede Social’, diagnóstico social, plano de desenvolvimento social e, ainda, de um plano de ação.

“Numa segunda fase será implementado um sistema integrado de georreferenciação social. O objetivo é identificar pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social”, conclui a autarquia de Sever do Vouga que viu o projeto ser aprovado para financiamento pelo medida ‘Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.