Seis anos e quatro meses de cadeia para ex-bancária que desviou 683 mil euros da conta de cunhados

942
Tribunal de Aveiro.

Uma antiga bancária residente em Ovar foi condenada pelo Tribunal de Aveiro, esta sexta-feira, a seis anos e quatro meses de prisão por desviar cerca de 683 mil euros da conta de familiares idosos, seus cunhados.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O cúmulo jurídico resulta das penas parcelares de três anos e meio por peculato (1), um ano e seis meses por falsificação de documentos (137 crimes) e três anos por branqueamento.

O acórdão condenatório, que deu como provados os factos imputados na acusação na sua essência, determinou ainda o pagamento à Caixa Geral de Depósitos por parte da arguida da verba a que ‘deitou mão’, mais juros e, ainda, a indemnizar o cunhado, viúvo, em 20.000 euros.

Depois da leitura, a advogada de defesa deixou indicações de discordar da decisão do coletivo, pelo que deverá, agora, trabalhar no recurso a interpor junto do Tribunal da Relação do Porto. Enquanto a decisão de primeira instância não transitar em julgado, a arguida manter-se-á em liberdade a aguardar o desenrolar do processo.

O dinheiro terá sido levantado faseadamente, pelo menos a partir de 2009 e até 2014, através da falsificação (em pelo menos 137 ocasiões, da assinatura da esposa do lesado, co-titular das contas, já falecida, irmã do marido da arguida.

A defesa sustenta que a mulher terá agido mandatada pela falecida esposa que pretenderia apoiar financeiramente a família sem o agora viúvo saber disso. Uma versão que o octogenário assegurou não corresponder à verdade.

O banco repôs a quantia alegadamente desviada.

Artigo relacionado

Ex-bancária começa a ser julgada por ‘desfalcar’ conta de familiar

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online</a