A delegação de Aveiro da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES) organiza, este sábado, um debate sobre “Os novos desafios do urbanismo e da habitação”, que terá lugar durante a manhã na sede da Fundação Engenheiro António Pascoal.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Alberto Souto de Miranda, coordenador da SEDES Aveiro, antecipou o encontro aberto ao público em geral como uma oportunidade para “refletir” sobre os temas, “dando voz aos especialistas que os planeiam e aos leigos que as habitam.”
“Como organizar os territórios em função da sustentabilidade? Há novos modelos de habitação partilhada? Como é que os processos decisórios podem beneficiar da participação cidadã?” são algumas das questões a responder.
“A nossa qualidade de vida passa muito por estes fatores: da mobilidade exasperante pouco móvel nas grandes metrópoles, aos estrangulamentos do mercado de habitação em todo o País”, vinca o ex-presidente da Câmara de Aveiro pelo PS.
Pedro Ribeiro da Silva, ex-vereador no tempo da gestão socialista, especialista em planeamento, irá explicar o conceito “A cidade dos 15 minutos”.
José Carlos Mota, docente e investigador da Universidade de Aveiro, dará exemplos de boas práticas para uma “cidade inteligente e sustentável”.
Durante a manhã, irão ter lugar ainda intervenções de Filipe Teles, pró-reitor da UA, e do Arquiteto Jorge Pereira.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.