Saúde / Hospitais: Deputados do PS questionam “recusas” de atendimento em Coimbra a utentes de Anadia

142
SNS (imagem do site ON).

Alegados “pedidos de consulta recusados” nos hospitais de Coimbra a utentes referenciados por unidades de cuidados primários de Anadia motivaram um pedido de esclarecimento junto da tutela dos deputados do PS eleitos pelo distrito na Assembleia da República.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

“A questão” em causa resulta de informações recolhidas pelos deputados socialistas durante uma visita à Unidade de Saúde Familiar (USF) Anadia Saúde, baseadas em “relatos da existência de pedidos recusados de consulta pelo Hospital de Coimbra” dado que, tudo indica, o concelho integra a Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (hospital de Aveiro).

Os deputados do PS pretendem que a Ministra da Saúde “esclareça se tem conhecimento destas situações de recusa dos pedidos de consulta por parte do Hospital de Coimbra” e quais os “procedimentos” que a tutela tomará “para ultrapassar estes constrangimentos ao acesso e à livre escolha dos utentes.”

Os socialistas lembram que o Sistema Livre Acesso e Circulação de Utentes no SNS (LAC), aprovado pelo Despacho n.º 5911-B/2016, de 3 de maio, permite ao utente, em conjunto com o médico de família responsável pela referenciação, optar por qualquer uma das unidades hospitalares do SNS onde exista a consulta de especialidade de que necessita. A referenciação é efetuada de acordo com o interesse do utente, segundo critérios de proximidade geográfica e considerando os tempos médios de resposta acessíveis através do Portal do SNS.

Por isso, os eleitos do PS dizem não entender “o racional deste procedimento do Hospital de Coimbra, tendo em conta o princípio do Livre Acesso e Circulação de Utentes e as dificuldades causadas aos utentes e profissionais de saúde.”

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.