Estão em curso obras no Museu da Chapelaria que vão modernizá-lo e torná-lo mais inclusivo, designadamente, na área da sua exposição permanente. Por esse motivo, este equipamento cultural – único no país – encontra-se encerrado ao público até outubro.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Agradecendo a melhor compreensão pelo facto de o edifício não poder estar aberto ao público enquanto decorrer a intervenção, a Câmara Municipal de S. João da Madeira promoveu uma visita para apresentação destes trabalhos e dos benefícios que irão trazer.
Uma das novidades será a disponibilização de informação em braille para pessoas invisuais, e em inglês, complementarmente aos textos em português. Investe-se também numa melhor divulgação dos trabalhos de investigação da equipa do Museu, relacionados com a história da indústria de chapelaria na região e no país.
A dimensão patrimonial e humana do museu será potenciada, com a disponibilização de fotografias de várias épocas de laboração da fábrica, desde o princípio do século XX até ao seu encerramento, em meados dos anos 90.
Como foi explicado pelo presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, e pala diretora do equipamento cultural, Tânia Reis, esta intervenção de requalificação decorre de um financiamento do programa de apoio ProMuseus, ao qual o Museu da Chapelaria se candidatou, tendo sido contemplado com 50 mil euros, para aplicar nas áreas da acessibilidade e inclusão.
“Este é um trabalho que envolve múltiplas dimensões, designadamente ao nível da segurança, da compatibilização com com arquitetura, da produção de novos conteúdos – texto e imagens -, tendo em atenção a questão central de tornar o museu mais inclusivo”, salientou o autarca.
Câmara de São João da Madeira
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.