Num investimento de cerca de 1 milhão de euros, financiado com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência, o Município de S. João da Madeira deu início à edificação de um conjunto de 11 moradias unifamiliares de tipologia T1, na Devesa Velha, fogos esses destinados a habitação social, de forma a reforçar, em conjunto com várias outras medidas, esse tipo de oferta no concelho.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Estando em curso o arranque dos trabalhos, o presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, o vice-presidente, José Nuno Vieira, e técnicos da autarquia realizaram, esta semana, uma visita de acompanhamento desta intervenção, que decorre no gaveto da Rua Mestre de Aviz com a Rua da Devesa Velha, em terrenos que foram adquiridos à Igreja.
“É a segunda obra do programa 1° direito que está em execução da cidade”, assinalou o autarca, destacando a “qualidade arquitetônica” do projeto, que contribuirá para dar resposta a duas questões: “por um lado, solucionar problemas habitacionais a 11 agregados familiares e, por outro lado, também resolver um problema de ocupação do território e colmatar uma brecha urbanística”.
Referindo que o investimento “irá valorizar muito” o território, Jorge Vultos Sequeira lembra que se trata de uma “obra financiada pelo programa 1.º Direito ao qual o município em boa hora se candidatou”. No fundo, “é o culminar de um vasto processo, de aquisição de terrenos, elaboração do projeto de arquitetura, candidatura e lançamento da empreitada”, estando agora a obra “com toda a força no terreno”.
Esta empreitada marca igualmente o regresso da construção de habitação social municipal de raiz, o que não acontecia desde 2012-2013, com a edificação de seis fogos na zona do Parrinho, destinados ao alojamento de uma comunidade de etnia cigana. Excluindo essa situação, desde a década de 90 que o Município não construía habitação social.
Câmara de São João da Madeira
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.