
A Assembleia Municipal de S. João da Madeira aprovou na sua sessão realizada esta quinta-feira um “voto de protesto” apresentado pelo PS pela forma como a Ministra da Saúde “tem conduzido o anunciado processo de transferência da gestão do hospital” da cidade, atualmente integrado na Unidade Local de Saúde do Entre Douro e Vouga (ULS EDV) para a Santa Casa da Misericórdia local, considerado “um reiterado desrespeito para com os órgãos autárquicos eleitos, pelos trabalhadores e pelos sanjoanenses”.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Os eleitos da CDU e do BE aprovaram a proposta da bancada socialista, que contou com os votos contra da coligação PSD/CDS-PP.
O “voto de protesto” reafirma “a posição expressa” numa anterior recomendação, aprovada em dezembro passado, “reiterando o compromisso com um Serviço Nacional de Saúde universal e gratuito, a defesa dos trabalhadores e a salvaguarda dos interesses da população de S. João da Madeira”.
A proposta segue para conhecimento da Presidência da República Portuguesa, Governo, ULS EDV e Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira.
Desde o final do ano que o município reclama “a imediata prestação de toda a informação e esclarecimentos sobre as intenções e as diligências em curso relativamente à gestão e ao futuro do Hospital de S. João da Madeira”, de forma a ser partilhada de forma “transparente e constante com os autarcas eleitos e com a sociedade civil”.
A autarquia defende que “o Hospital de S. João da Madeira se mantenha no Serviço Nacional de Saúde, de acesso universal e gratuito aos cidadãos, sem retrocessos ou degradação de serviços públicos, com serviço de urgência básica e, desejavelmente, com um reforço dos serviços prestados”. Também reclama que seja “garantida a proteção integral dos direitos dos profissionais de saúde e demais trabalhadores a desempenhar funções no Hospital de S. João da Madeira, independentemente do seu vínculo laboral”.
Artigo relacionado
Decisão de alienação do Hospital de São João da Madeira está tomada
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.