São João da Madeira: Espaço Aurora já atendeu perto de uma centena de pessoas

550
Paços de Concelho de São João da Madeira.

A estrutura assume uma perspetiva abrangente, que vai desde a prevenção da violência, à proteção de quem está em risco de violência, criminalização das pessoas agressoras e adoção e promoção de políticas integradas.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Completam-se nesta terça-feira, 24 de setembro, quatro anos desde a criação, pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, do Espaço Aurora, estrutura de apoio, capacitação e autonomização dirigida a vítimas de violência doméstica e de violência de género.

Tendo entrado em funcionamento em 2020, no edifício da autarquia, esse serviço foi procurado, até ao momento, por 95 pessoas (92 mulheres e 3 homens), totalizando mais de duas centenas e meia de atendimentos, 170 dos quais realizados presencialmente e 72 telefonicamente. Em 31 dessas situações, constatou-se a necessidade de efetuar acompanhamento psicológico, 17 de adultos e 14 de crianças.

O Espaço Aurora constitui-se como um serviço de atendimento e acompanhamento dessas pessoas, designadamente ao nível psicossocial e de prestação de informação jurídica efetuada por uma equipa técnica especializada, bem como através de uma intervenção promotora da segurança de quem se encontra nessa situação.

A abordagem que está na base da criação desta estrutura assume uma perspetiva abrangente, que vai desde a prevenção da violência, à proteção de quem está em risco de violência, criminalização das pessoas agressoras e adoção e promoção de políticas integradas.

Câmara de São João da Madeira

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.