Um catálogo editado pela Coleção Treger Saint Silvestre e o Centro de Arte Oliva foi galardoa com um prémio nacional de design.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) atribuiu o Prémio Design de Livro de 2024 ao catálogo “L’Esprit Singulier”, com design do estúdio Macedo Cannatà, editado pela Coleção Treger Saint Silvestre (TSS) e pelo Centro de Arte Oliva (CAO), em São João da Madeira.
“O júri considerou que se trata de uma obra que desafia as normas do design gráfico, assim como a arte bruta questiona as barreiras da arte, demonstrando um envolvimento informado e crítico dos designers relativamente ao conteúdo e contexto em que o livro é criado”, refere uma nota do município sanjoanense.
A publicação em causa incide sobre a exposição “L’Esprit Singulier”, patente em Paris, na galeria Halle Saint Pierre, e que reúne cerca de centena e meia de obras de arte bruta que integram coleção TSS, acolhida no CAO, na cidade sanjoanense. A diretora artística do equipamento cultural municipal, Andreia Magalhães, manifestou “grande alegria” pela distinção obtida, salientando “que este prémio vem reforçar a nossa determinação em continuar a promover e apoiar a excelência em todas as dimensões artísticas do CAO, das quais as publicações fazem parte integrante”.
No âmbito destes prémios, o Atelier d’Alves foi selecionado pelo design do livro “Trabalho Capital”, resultante da uma exposição com obras do acervo Norlinda e José Lima (NJL), outra edição do CAO, neste caso em parceria com a coleção NJL. Seguem agora para a competição internacional Best Book Design From All Over the World 2025, promovida pela fundação alemã Buchkunst”.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.