A Comunidade Interminicipal da Região de Aveiro (CIRA) procedeu, em março passado, à submissão à Comissão Nacional da UNESCO do dossiê de candidatura à ‘Lista de Património Cultural Imaterial que Necessita de Salvaguarda Urgente’ do ‘Barco Moliceiro: Arte de Carpintaria Naval da Região de Aveiro’.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
A entrega do processo foi precedida dos pareceres favoráveis da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e do próprio grupo de trabalho do património imaterial da Comissão Nacional da UNESCO.
Após estes passos, a candidatura estará “em análise administrativa e valorativa internacional”, prevendo-se que haja uma decisão final da UNESCO em setembro de 2025.
O ‘Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro’ já está inscrito no Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial, como registo de salvaguarda urgente.
Artigos relacionados
‘Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região’ inscrito como Património Cultural Imaterial
Barco moliceiro: Candidatura a património da UNESCO entra na segunda fase
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.