Uma consola “central” automóvel com diversas funcionalidades “inteligentes e únicas” que permitirá, entre outras funções, “conduzir de forma autónoma ou ser alertado para não deixar objetos no carro”.
O protótipo foi desenvolvido no âmbito de uma parceria que envolve o grupo Simoldes, com sede em Oliveira de Azeméis, e o CENTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes.
O ‘Projeto S-Console’ funciona com base em “materiais funcionais e inteligentes”, socorrendo-se em “sistemas eletrónicos de comunicação com o utilizador, de sensorização e iluminação diferenciadores relativamente ao existente no mercado”. Além disso, “apresenta um design estrutural inovador e de valor estético acrescentado”.
Uma parceria que contou com o cofinanciamento do programa COMPETE 2020 no âmbito do I&DT, envolvendo um investimento elegível de 661 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 437 mil euros.
Funcionalidades
» Das funcionalidades desenvolvidas e integradas na consola, todas procuram melhorar a interação com o utilizador, dispondo de novas ferramentas e melhorando as existentes, alguns exemplos são: sistema de porta copos inteligente, que permite que a bebida quente ao fria seja mantida a sua temperatura de consumo, para melhor conforto do utilizador.
Discurso direto
“O ‘Projeto S-Console’ permitiu à Simoldes Plasticos , desenvolver soluções com tecnologia de ponta e de valor acrescentado integradas na consola para implementar no carro autónomo, dinamizando tanto mercado automóvel como indo de encontro às necessidades dos utilizadores/consumidores orientando estas soluções para a industrialização do produto , permitindo à empresa responder às megatrends da industria automóvel” – Sandra Melo, responsável pelo projeto na Simoldes.
Mais informações na newsletter do programa Compete 2020.