Ribau Esteves participa na Conferência “Cultural Renovation” do programa Liepaja 2027

586
Ribau Esteves, autarca de Aveiro, recebido no município de Liepaja, na Letónia.

No âmbito da iniciativa Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, Liepaja, Capital Europeia da Cultura 2027 e do Projeto CreArt 3.0, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, encontra-se em Liepaja, na Letónia, a participar na abertura da Conferência “Cultural Renovation”, integrada no programa Liepaja 2027.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

No âmbito da colaboração entre ambas as cidades, iniciada no âmbito da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, Ribau Esteves reuniu com o Vice-Presidente da Câmara de Liepaja, Salvis Roga, e com a Diretora Executiva de Liepaja 2027, Inta Sorini, no sentido do estreitamento e continuidade do trabalho desenvolvido entre ambos os países e cidades na área cultural, abrindo novas portas à participação do setor cultural de Aveiro, Cidade, Município e Região, para participarem em projetos de capacitação bilaterais, que potenciem o nosso setor cultural e criativo como é o exemplo do Projeto CreArt, composto por 13 Cidades europeias que trabalham de forma colaborativa, partilhando experiências e boas práticas para potenciar a Criação Artística Contemporânea através da implementação de um programa de mobilidade transnacional permanente para artistas emergentes, curadores e agentes culturais com o objetivo de potenciar o contributo económico, social e cultural da criatividade e criação artística para os respetivos territórios.

Financiado pelo programa Europa Criativa, o projeto CreArt 3.0, através de Aveiro, já permitiu, desde o início do ano, a participação em residências artísticas internacionais de três artistas aveirenses: Tiago Margaça (Linz – Áustria. Gerson Baptista (Valladolid – Espanha) e Gabriela Benedeti (Lublin – Polónia).

Esta terça-feira, dia 06 de novembro, decorreu uma reunião de acompanhamento da equipa do projeto CreArt 3.0, liderado pela Cidade de Valladolid, dedicada à avaliação da execução do projeto em 2024, por parte de cada uma das cidades envolvidas, e se preparou o plano de ação para 2025. Deste projeto fazem parte 3 Capitais Europeias da Cultura: Oulu, Capital Europeia da Cultura em 2026, Liepaja, Capital Europeia da Cultura em 2027 e Skopie, Capital Europeia da Cultura 2028.

Câmara de Aveiro

Artigo relacionado

Artista Aveirense selecionada para residência artística do projeto CreArt em Galeria polaca

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.