Restauro de natureza / Apoios estatais: Região de Aveiro no périplo da ministra do Ambiente

126
Pateira do Carregal, Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Região de Aveiro é hoje um dos destinos da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, que vai ‘ao terreno’ anunciar investimentos de 11,1 milhões de euros na reabilitação de quase 215 quilómetros de rios e afluentes, assim como nas suas áreas envolventes.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A governante cumpre um périplo para conhecer projetos no valor de 5,3 milhões de euros, no Porto, em Braga, na Maia, em Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro, e ainda em Tomar.

São 10 rios e ribeiras que irão ser intervencionadas, de Norte a Sul do País, “com o objetivo de recuperar as suas características originais, após longos anos em que sofreram profundas alterações, para se potenciar a agricultura e outras atividades.”

O Esteiro de Salreu e o Rio Certima fazem parte da lista, totalizando 214 quilómetros.

O investimento, coordenado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), será financiado pelo Fundo Ambiental, tutelado pelo Ministério do Ambiente e Energia, e por fundos europeus provenientes do programa REACT EU, no eixo do Apoio à Transição Climática – Intervenções de Reabilitação da Rede Hidrográfica.

Durante a tarde, a ministra irá passar pelo parque de Requeixo, em Aveiro, e pelo parque do Carreiro Velho, em Oliveira do Bairro, para visitar a empreitada de requalificação e valorização da Pateira de Fermentelos que diz respeito à criação de percursos pedonais e cicláveis.

Será dada a conhecer a empreitada de criação de 800 metros de percursos pedonais e cicláveis em Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro, que integrarão uma rede de percursos em torno da Pateira de Fermentelos. O custo desta intervenção é de 471 mil euros.

Citada em nota de imprensa, Maria da Graça Carvalho lembra que a meta a atingir, no âmbito dos compromissos nacionais decorrentes da Lei do Restauro da Natureza que serão assumidos pelo Plano Nacional de Restauro, é de pelo menos 500 quilómetros de extensão de rios e afluentes recuperados, até 2030.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.