Remoção de obstáculos ajuda fluxo migratório de peixes nos rios de Águeda

1730
Remoção de obstáculos nos rios de Águeda (foto cedida pela Câmara local).
Dreamweb 728×90 – Video I

Arrancou na semana passada uma “intervenção de fundo” ao longo dos rios Águeda e Alfusqueiro “com o objetivo de repor a continuidade fluvial” ao longo de 25 quilómetros e, também, “estimular o fluxo migratório de peixes”, informou a Câmara de Águeda.

A ação decorre no âmbito do projeto LIFE Águeda, com a coordenação da Universidade de Évora, em parceria com a autarquia local e o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

Nos últimos dois dois anos, foram identificados os vários “obstáculos que vão agora ser suprimidos”, refere a nota de imprensa.

Aquando do início do projeto LIFE, foram colocadas sondas para recolher informação sobre os diversos peixes migradores na Bacia do Vouga, como a lampreia, que normalmente migram para os Rios Cértima, Águeda e Alfusqueiro.

A primeira intervenção aconteceu na Presa Velha, cerca de dois quilómetros a montante da ponte de Bolfiar, no Rio Alfusqueiro. A segunda abrangeu uma zona a montante do Parque Fluvial da Redonda.

“Tratam-se de obstáculos que estavam no rio há muitos anos, alguns dos quais degradados e quase a cair. A par da intervenção referida, vão ser construídas três passagens para peixes, uma das quais junto à captação de água no parque fFluvial da Redonda, onde vai ser feito um reperfilamento do rio com uma
intervenção infraestrutural de forma a criar esta passagem para os peixes”, explica a edilidade aguedense.

Está previsto construir passagens para peixes na Presa da Carvalha e nos Moinhos da Vermelha, às quais acresce duas passagens temporárias a colocar junto dos parques fluviais de Bolfiar e da Redonda, “iniciativas que demonstram a possibilidade de compatibilizar a conservação da natureza e o uso do rio para fins lúdicos ou económicos.”

As intervenções ganham “uma relevância maior este ano, tendo em conta que o caudal dos rios está muito baixo, o que faz com que muitos peixes não estejam a completar os ciclos migratórios.”

O LIFE Águeda é um projeto financiado pelo programa LIFE para a melhoria do estado de conservação ecológica das linhas de água da bacia do rio Vouga, através da implementação de ações para promover a reabilitação dos habitats junto aos rios, bem como as populações de peixes migradores nestas linhas de água.

Discurso direto

“Esta é uma intervenção de relevância ambiental enorme, que permite não só a regularização do normal fluxo dos rios, prevenir a degradação das margens que já acontecia em alguns destes locais, como contribui para melhorar as condições para os peixes migradores que precisam dos nossos rios,
em especial a lampreia e a enguia” – Jorge Almeida, presidente da Câmara.

Artigo relacionado

Águeda: Reflorestação dos Rios Águeda e Alfusqueiro em curso

Reunião em Águeda da Comissão de Acompanhamento do projeto LIFE AGUEDA

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Natalim3