
Os alunos do concelho de Estarreja vão passar a ter no próximo ano uma refeição vegetariana semanal. A pretexto do Dia Mundial da Alimentação assinalado a 16 de outubro, a Câmara local aderiu ao projeto “Prato Sustentável”, da Associação Vegetariana Portuguesa (AVP), que pretende “reduzir a pegada ecológica do concelho e educar as populações mais jovens para a adoção de hábitos alimentares mais sustentáveis.”
A autarquia estarrejense assumiu “o compromisso de introduzir, a partir do mês de janeiro de 2024, uma refeição vegetariana semanal (um dia por semana) em todas as escolas públicas do município, numa ação já concertada com a empresa concessionária da confeção das refeições escolares nos estabelecimentos escolares da rede pública que participa nesta parceria.”
A AVP irá assegurar a formação profissional de cozinha vegetariana nos refeitórios escolares, bem como a dinamização de workshops educativos com pais, professores e alunos, com uma vertente prática e pedagógica.
Como município aderente, Estarreja obterá o selo do programa ‘Prato Sustentável’, reduzindo a sua pegada ecológica alimentar, fazendo caminho no âmbito das boas práticas de sustentabilidade e educação alimentar.
A alimentação representa a maior fatia da pegada ecológica dos portugueses (cerca de 30%), seguida dos transportes (19-23%), sendo que o consumo de proteína animal corresponde a mais de metade (51,5%) da pegada alimentar. “Assim, torna-se pertinente educar para a promoção de hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis”, apela a APV.
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.