O projeto de execução da reabilitação da antiga fábrica do descasque do arroz, futura ‘Fábrica da História de Estarreja’, mereceu ‘luz verde’ do executivo camarário local.
Após os derradeiros acertos e recolha de pareceres de entidades externas envolvidas. seguir-se-á a abertura do concurso público para a empreitada.
O valor global do projeto final revisto é de 1,94 milhões de euros, tendo sido aprovado por unanimidade em reunião de executivo camarário.
A ‘Fábrica da História de Estarreja’ é uma das prioridades assumidas nas Grandes Opções do Plano (GOP) da autarquia para 2019.
A requalificação de parte do edificado que serviu como fábrica de descasque de arroz, junto à estação de caminhos de ferro faz parte da regeneração urbana de partes antigas da cidade.
A autarquia incluiu no orçamento do próximo ano uma verba de 1,1 milhões de euros para a ‘Fábrica da História’.
Aquando da demolição parcial do edifício propriedade municipal, por motivos de segurança, a Câmara salvaguardou m conjunto de peças para o futuro núcleo museulógico.
Nos tempos áureos de cultivo de arroz nos campos do Baixo Vouga, era utilizado como fábrica de moagem e descasque do cereal.
O edifício é composto por cave, rés-do-chão e primeiro andar, tendo uma área total de 352,47 metros quadrados.
O projeto prevê, entre outras valências ligadas às memórias industriais, a instalação de um restaurante.