PSD e CDS propõem nó de acesso à Autoestrada A1 entre Anadia e Oliveira do Bairro

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Assembleia da República.

Os grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP entregaram na Assembleia da República um projeto de resolução que recomenda ao governo a criação de um nó de acesso à Autoestrada A1 entre Anadia e Oliveira do Bairro. A iniciativa é a realização de compromisso eleitoral assumido pela Aliança Democrática (AD), “por entender tratar-se de uma obra de interesse público”.

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“Trata-se de um investimento estratégico e fundamental para o desenvolvimento económico e social de uma região, não só do ponto de vista da mobilidade e da melhoria da qualidade de vida das populações, mas também do ponto de vista da competitividade empresarial” – pode ler-se no texto que suporta o projeto de resolução conjunto dos dois grupos  parlamentares, que recomenda ao governo que, na renegociação da concessão da Autoestrada A1, fique consignada a obrigação da concessionária de criar um nó de acesso à A1 entre Anadia e Oliveira do Bairro.

A pretensão dos municípios de Anadia e Oliveira do Bairro tem vários anos, tendo a reivindicação sido reconhecida como legítima por diferentes governos, sem que a obra tivesse sido concretizada. Como é explicado no projeto de resolução, a realidade atual comporta “significativos constrangimentos”, o maior dos quais as dezenas de quilómetros a percorrer até aos nós de acesso à A1 mais próximos, localizados em Aveiro Sul e na Mealhada, que distam entre si 23,6 quilómetros, uma das maiores distâncias entre os nós desta autoestrada.

Os deputados subscritores da iniciativa destacam três vetores que sustentam a importância desta infraestrutura: a nível empresarial, “torna-se essencial para a expansão dos tecidos empresariais, através da atração de novos investimentos, com impacto positivo na criação de emprego e no aumento do rendimento das famílias”; ao nível da sustentabilidade e da mobilidade, “além de contribuir para a redução de emissões de CO2, a proximidade do novo nó aos dois concelhos reduziria significativamente os custos logísticos das empresas e das famílias”; ao nível da mobilidade e da qualidade de vida, “o acesso direto à A1 facilitaria a mobilidade dos munícipes e trabalhadores, proporcionando a diminuição dos tempos de deslocação, a ligação rápida às restantes redes rodoviárias regionais e nacionais”.

“A existência de um estudo prévio, elaborado pelos dois municípios, de uma possível localização do novo nó entre a Zona Industrial de Amoreira da Gândara e a Serena reforça a vontade e a premência da realização deste investimento para toda a região da Bairrada” – justificam os parlamentares, que assumiram esse compromisso por entenderem tratar-se de uma “obra de interesse público, que contribuirá para o fortalecimento das economias local e regional e para a melhoria das condições de vida das populações e por entender ser da mais elementar justiça cumprir com esta reivindicação antiga das populações de Anadia e Oliveira do Bairro”.

PSD / CDS

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