Salvador Malheiro, presidente da Câmara de Ovar, mantém-se como vice-presidente da comissão política nacional do PSD eleita no 38º congresso realizado este fim-de-semana em Viana do Castelo.
O líder distrital dos sociais democratas, que já anunciou a sua recandidatura ao cargo, continua no ‘núcleo duro’ de Rui Rio.
O feirense António Topa, deputado eleito pelo distrito de Aveiro, e Paula Cardoso (ex-deputada, de Águeda) também integram a comissão política nacional mas como vogais, a última das quais em estreia.
Vitor Martins, presidente da concelhia do PSD, apoiante de Rui Rio, é o quinto do conselho nacional.
“Sintomas de “enquistamento” – Rui Rio, presidente do PSD
Para o presidente do PSD, o sistema político permanece sem alterações desde o período pós-revolucionário, apresentando sintomas de “enquistamento e de utilização perversa das normas em vigor”.
Rui Rio falou da necessidade de se repensar a forma como são eleitos os deputados e os executivos autárquicos, a possibilidade de se introduzir limite de mandatos no parlamento “tal como já acontece com as autarquias locais, reduzir “moderadamente” o número de deputados.
O presidente do PSD destacou a presença da delegação do CDS-PP, dizendo que esta força política partilhou com os sociais-democratas o Governo do país em “momentos difíceis” – discurso de encerramento do congresso (ler artigo da RTP).