Proteção Civil: Águeda recebe terceira EIP

968
Quartel dos Bombeiros de Águeda.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) aprovou a criação de uma nova Equipa de Intervenção Permanente (EPI) nos Bombeiros de Águeda, a terceira, que entrará em funcionamento no próximo mês de julho.

Segundo um comunicado da Câmara, o reforço de meios “resulta de uma manifestação de interesse apresentada pelo município, em articulação com os Bombeiros de Águeda”.

Para já, Águeda é a única corporação a ser dotada de três EPI na região.

Das 160 candidaturas apresentadas a nível nacional, sete respeitavam ao distrito de Aveiro e, destas, quatro foram aprovadas (referem-se à constituição de uma 2.ª equipa, em concreto na Murtosa, Oliveira do Bairro e Vagos).

A Câmara de Águeda considerou importante dotar o concelho de meios para “um socorro ainda mais eficaz, seja em caso de incêndio ou qualquer outra corrência”. Além da sua extensa mancha florestal, a localidade enfrenta diversos riscos ao nível da proteção civil (incêndios, cheias/inundações, acidentes rodoviários, etc. e está em “franco crescimento industrial”.,

Em maio do ano passado, foi criada a segunda EIP, que ficou afeta à secção de Agadão dos Bombeiros. A primeira EIP está em funcionamento no quartel sede;

Discurso direto

“Esta equipa, para além de suprir uma necessidade e garantir os meios humanos e especializados de socorro, permite responder com eficácia e rapidez a qualquer situação emergente que possa ocorrer, melhorando o apoio que é prestado às populações” – Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda.

Equipas de bombeiros profissionais

» As EIP são equipas de bombeiros profissionais, são caracterizados pela elevada especialização, com conhecimentos em valências diferenciadas, para atuarem em diferentes cenários tendo em conta o cumprimento de missões da Proteção Civil. Cada equipa é constituída por cinco elementos, sendo os custos suportados em 50% pela Câmara e os restantes pelo Estado, através da ANEPC.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.