Os trabalhos de prospeção geológica no jardim do Rossio, que estão integrados nos estudos complementares do projeto de requalificação, arrancam na próxima semana, informa a edilidade em comunicado.
Uma intervenção “com o objetivo de conhecer e caracterizar o solo existente no local bem como a sua capacidade resistente”. Os trabalhos têm a duração prevista de um mês.
A proposta vencedora do concurso público de conceção para a requalificação do largo do Rossio e praça General Humberto Delgado está na fase de “desenvolvimento” do projeto que faz parte do chamafo pacote PEDUCA.
Inclui um “aprofundado trabalho de investigação histórica do local, apresentando a ideia de recuperação das ruínas da capela de São João criando um novo ponto de interesse turístico, integrado de forma harmoniosa num espaço de jardim e praça, amplo e polivalente, que valoriza toda a área envolvente, avaliando também a possibilidade de criação de um novo parque de estacionamento ao nível do subsolo.”
“Reiteramos o empenho da Câmara Municipal de Aveiro na elaboração de um bom estudo prévio e de um bom projeto de execução da qualificação do Rossio, com a devida e cuidada racionalidade e consistência técnica, enriquecido pela audição dos cidadãos que vamos fazendo a cada dia”, lê-se ainda no comunicado.
As outras componentes de estudos no âmbito do projeto dizem respeito aos estudos a nível geológico e de tráfego.