Ribau Esteves está a enfrentar resistência de um grupo de militantes sociais democratas de Aveiro próximos de Luís Montenegro para designar como candidato a seu sucessor na Câmara no próximo ano um dos seus vereadores em funções, atrasando o prazo do PSD local, que previa ‘fechar’ a escolha até ao final de 2024.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Existem nomes alternativos, o que está a colocar ‘areia na engrenagem’ do processo autárquico ‘laranja’, que depende sempre da ‘palavra final’ de Luís Montenegro, presidente do partido.
A liderança da concelhia do PSD mantém-se em silêncio ‘fora de portas’, enquanto não houver decisão final. Simão Santana segue a estratégia de Ribau Esteves, de que é adjunto no município. Esta segunda-feira garantiu que o processo está “sem desenvolvimentos”.
O presidente da Câmara, de alguns meses a esta parte, tem procurado ‘vingar’ um projeto de continuidade sem esconder que a sua única opção, sob pena de não colaborar na campanha, passa por entregar o lugar cimeiro da lista a algum dos atuais elementos da maioria que gere a autarquia. Rogério Carlos, vice-presidente, e João Machado serão as opções mais naturais.
A demora na oficialização de uma candidatura nestes termos evidencia que a vontade de Ribau Esteves não é unânime e tornou mais visível alguma oposição interna, que tem sido mantida em ‘lume brando’ desde as últimas eleições internas no PSD, em que surgiu uma lista única com distribuição de lugares que pacificou as hostes.
Ainda assim, outras figuras cujos nomes foram transmitidos por militantes próximos de Luís Montenegro para a ‘mesa’ da direção nacional também continuam sem assumir qualquer posição publicamente, evitando tornar mais evidente o ‘braço de ferro’.
São os casos de Jorge Ratola, ex-vice-presidente da Câmara e atualmente assessor do Primeiro-Ministro, e Luís Souto, presidente da Assembleia Municipal (irmão de Alberto Souto, candidato do PS). Mas, contactados nos últimos dias, entenderam não se pronunciar, pelo menos por agora.
Artigos relacionados
Aveiro: “É dentro da equipa que lidero que entendo estar a melhor solução” – Ribau Esteves
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.