A associação MUBi pede “a supressão” de uma via de trânsito na Lourenço Peixinho para alargamento de passeios, em resposta à pandemia do Covid-19.
Segundo uma nota de imprensa, a proposta dada a conhecer à autarquia integra “um conjunto de medidas de acção urgentes para transformação do espaço público e apoio da mobilidade activa (caminhar e andar de bicicleta) para protecção da saúde dos cidadãos, no pós confinamento”.
A MUBi diz que “constatou empiricamente, desde o início das medidas confinamento, um maior recurso à utilização da bicicleta para deslocações”, considerando, por isso, “urgente mudar o paradigma da mobilidade no município de Aveiro”.
“Recomenda, em especial, e com carácter de urgência” algumas intervenções na cidade, como a supressão de uma via de trânsito em cada sentido na Av. Dr. Lourenço Peixinho, para alargamento dos passeios e o fecho da Rua João Mendonça ao tráfego automóvel”.
Para a associação, “seria inaceitável, nas vias com maior circulação de pessoas e condições semelhantes, a manutenção do espaço rodoviário, enquanto que quem se desloque a pé esteja impedido de guardar a distância recomendada de segurança para protecção do risco de contágio quando passa por outros peões.”
A MUBi lembra que “a responsabilidade dos municípios em assegurar a protecção da saúde dos cidadãos no uso do espaço público é hoje acrescida”.
Ações propostas
» Definição de corredores de saúde (health corridors), realocando espaço anteriormente do automóvel aos modos activos, através do fecho de ruas ao tráfego motorizado;
» Redução de velocidades e a fiscalização efectiva de comportamentos de risco na condução de veículos motorizados;
» Planos de urgência de estímulo à mobilidade em bicicleta, parqueamentos seguros para velocípedes, ou mesmo campanhas de comunicação incentivando ao uso dos modos activos.
MUBi – Carta Municipios COVID-19
(Informação ao minuto Covid-19 na RTP).