Projeto de renovação da Linha do Norte no chamado subtroço Ovar revisto

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Estação ferroviária de Ovar, Linha do Norte.

A Infraestruturas de Portugal (IP) adjudicou por 266.855 euros uma prestação de serviços para a correção de erros, revisão e elaboração de peças inexistentes do projeto de renovação da Linha do Norte no chamado subtroço Ovar / Gaia (KM 296,600 – KM 315,380). O prazo de entrega dos estudos complementares é de 30 dias. A autarquia de Ovar pediu ao Governo, recentemente, celeridade no arranque das desejadas obras.

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Confrontada com este novo procedimento da IP, a presidência da Câmara de Ovar disse, através da sua assessoria de imprensa, que “lamenta profundamente que o processo de modernização da Linha do Norte, no subtroço Ovar/Gaia, esteja significativamente atrasado, especialmente tendo em conta a urgência desta intervenção na estação de Ovar.”

Com a “necessidade de corrigir peças e documentos do projeto” de renovação da ferrovia, a edilidade vareira perspectiva que “o arranque da obra ficará ainda mais adiado, com prejuízo direto para a segurança das pessoas”, com vários acidentes mortais a lamentar.

Uma obra de modernização que “é da competência do Governo e deve ser uma prioridade absoluta, não só para melhorar as condições da infraestrutura da linha, mas sobretudo para garantir a segurança de todos os cidadãos, especialmente na zona da estação de Ovar, onde a configuração da linha, com a sua curva, continua a colocar vidas em risco”.

A Câmara vareira lembra, a propósito, que, ainda a 10 de janeiro deste mês, foi enviado um novo ofício à IP “a questionar o ponto de situação do designado ‘Ferrovia 2020’, onde se inclui esta obra” e pede ao Governo que “tome as medidas necessárias para acelerar o processo e garantir que a segurança da população seja uma realidade o quanto antes.”

O subtroço Ovar – Gaia prevê a intervenção nas estações de Esmoriz e Ovar e em cinco apeadeiros (Válega, Carvalheira-Maceda, Cortegaça, Paramos e Silvalde), que irão ser submetidos à substituição de toda a superestrutura e alteamento dos cais de passageiros.

Esta prevista, ainda, a supressão de quatro passagens de nível, através da construção de um desnivelamento incluindo o atravessamento ao Km 300,581, a Sul da Estação de Ovar, para a qual será construída uma alternativa na própria Estação.

Mais informações em https://www.infraestruturasdeportugal.pt/pt-pt/principais-investimentos/linha-do-norte-troco-ovar-espinho

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