Projeto de reconfiguração da Barra do Porto de Aveiro em concurso público

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Porto de Aveiro.

O Porto de Aveiro lançou a concurso público, este mês, a elaboração do projeto da melhoria das acessibilidades marítimas à infraestrutura portuária para receber navios maiores, um fator crítico da competitividade portuária.

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O preço base do procedimento é de 400.000 euros. Esta aquisição de serviços prevê um prazo de execução do contrato de 210 dias. O projeto, a suportar pela administração portuária, é baseado num estudo encomendado ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

A obra de reconfiguração da barra do Porto de Aveiro concluída em 2013 levou ao prolongamento do canal principal de navegação para o exterior da barra, dragado à cota -13 metros, e o prolongamento do molhe norte em mais 200 metros, além de outras obras de ajuda à navegação. Deste modo criaram-se condições para a entrada e saída de navios até 200 metros de comprimento e até 10,5 metros de calado.

No entanto, persistem algumas dificuldades na acessibilidade marítima, em particular em termos de fiabilidade e segurança no seu acesso a navios de maior dimensão.

Os estudos do LNEC apontam um conjunto de obras específicas para a reconfiguração da barra, bem como a necessidade de outros trabalhos complementares.

Intervenções principais

» Demolição de 100 metros a partir da cabeça do molhe sul e o prolongamento do mesmo molhe, em 200 metros, com inflexão para sudoeste;
» Demolição de 200 metros do dique poente de guiamento do triângulo de separação de correntes;
» Dragagem do canal principal de navegação até ao Terminal Norte até à cota -13,5 metros, com larguras de rasto compatíveis com navios com 32.26 m de boca (228 metros);
» Sobredragagem adicional do anteporto à cota -16,0 metros.

O projeto terá, ainda, de ser submetido a Estudo de Impacte Ambiental (EIA) antes de seguir para a fase de empreitada.

A Administração do Porto de Aveiro tem apontado para um custo de 30 milhões de euros e dois anos de trabalhos para conseguir melhorar o transporte de carga por via marítima, tirando ainda maior partido das condições da barra.

“Este investimento, estratégico para o desenvolvimento do Porto de Aveiro e inscrito no Programa Nacional de Investimentos 2030, consiste na elaboração do projeto de execução das obras para a melhoria das condições de navegabilidade do porto e respetivo Estudo de Impacto Ambiental, o qual visa a receção de navios de maior porte.
A concretização do presente projeto permitirá aumentar a qualidade dos serviços prestados ao nível da fiabilidade e segurança das condições de acesso oferecidas, bem como capacitar o Porto de Aveiro para a oferta de novos serviços portuários e, consequentemente, para a diversificação das suas áreas de negócio e reforço do porto no seu hinterland” – Administração do Porto de Aveiro.

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