No âmbito do projeto “Azul Petróleo”, o Museu Marítimo de Ílhavo apela à colaboração da comunidade para a manipulação das marionetas gigantes em forma de baleia, e um cardume, que decorrerá entre os dias 9 a 13 de agosto, a partir das 21h, no Festival do Bacalhau.
“Azul Petróleo” é um amplo projeto de comunidade, multidisciplinar, com cariz ecológico, e que tem vindo a ser dinamizado desde fevereiro do ano passado.
Partindo da inspiração trazida da história “The Little Whale”, de Jo Weaver, pretende-se, através das marionetas, criar um percurso representativo das baleias bossa, uma viagem de uma baleia mãe e a sua cria, retratando o amor familiar. Além de abordar a força do amor, faz-nos ainda um alerta: proteger o nosso planeta azul. Ao longo da sua viagem, mãe e filha, vão encontrando vários obstáculos – o lixo marítimo. “Azul Petróleo” pretende com esta narração consciencializar para o grande problema que os Oceanos enfrentam, por culpa do ser humano, e para que no futuro possam ser mais cuidadosos.
Construídas com lixo encontrado na nossa Ria e também dos plásticos conseguidos através das recolhas abertas à comunidade, as duas marionetas terão 9 e 6 metros de comprimento, respetivamente. Os interessados em participar no projeto poderão fazer a sua inscrição até 19 de julho através do endereço de e-mail [email protected].
Câmara de Ílhavo
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.