
O projeto de Educação, Natureza e Inclusão ‘Albergaria + Inclusiva’, que é dinamizado pela Associação BioLiving, foi um dos vencedores do concurso ‘Dia CA Mais Sustentável 2024’, promovido pelo Crédito Agrícola, permitindo “expandir a sua missão” para uma segunda fase.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Segundo dá conta a entidade promotora, o projeto-piloto sensibilizou dezenas de jovens com deficiência e técnicos educativos para a proteção ambiental.
Agora, pretende-se até ao final do ano alargar o alcance das atividades, “reforçando a inclusão social através da educação ambiental no concelho de Albergaria-a-Velha”.
A Associação BioLiving lançou o projeto ‘Albergaria + Inclusiva’, em 2022 dirigido a crianças e jovens com necessidades educativas especiais na proteção da natureza, “promovendo uma educação ambiental acessível e criativa”. Financiado pelo programa People & Planet – A Common Destiny, culminou numa exposição pública de “blocos de construção para comunicar preocupações ambientais”, que atraiu quase 100 visitantes.
A nova fase do programa educativo será implementada até ao final de 2025 em quatro instituições locais e com um formato adaptado a diferentes faixas etárias.
“Albergaria-a-Velha, com a sua riqueza ecológica, desafios ambientais e características rurais, é um concelho-chave para promover maior participação cívica das comunidades, por vezes isoladas, na defesa dos ecossistemas naturais”, refere a Bioliving, uma associação dinamizada por biólogos.
Em 2024, o ‘Albergaria + Inclusiva’ foi um dos dez finalistas do Prémio SONAE Educação 2024, entre 300 candidaturas.
O projeto envolve, neste momento, quatro entidades locais: ASSOL, APPACDM, AHMA e Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, com apoios do município de Albergaria-a-Velha e da LEGO, através do seu programa “Build the Change”, o que “continua a ser fundamental para a concretização das atividades planeadas.”
“Esta iniciativa não só reforça a importância da proteção da natureza, como também o combate ao isolamento social, destacando que todas as pessoas, independentemente das suas capacidades, podem e devem contribuir para um mundo mais justo e sustentável”, conclui a Bioliving.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.