A AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro integra no seu projeto ADE – Aveiro Digital Export, “uma área de prospeção de mercados que sejam interessantes para as empresas do distrito”.
Itália foi o destino de uma comitiva de empresários da região para tomar parte numa “importante exposição internacional de instalações e equipamentos para a produção de calor e energia a partir da combustão de madeira”, a Progetto Fuoco Verona.
“Esta visita serviu também para a apresentação da região de Aveiro e das suas empresas ao mercado italiano, sendo de destacar um nível de produtividade do trabalho elevado, assim como a sua intensidade exportadora”, refere um comunicado.
Em 2021, o volume de exportações da Região de Aveiro situou-se nos 3.7 mil milhões de euros, representando 7% do volume de exportações de Portugal nesse mesmo ano.
“Com uma mão de obra na Região bastante qualificada e com uma taxa de escolarização no ensino superior acima da média do país, a região de Aveiro tem um volume de população cada vez maior ao serviço das empresas. Com 8 escolas de Formação Superior, tem uma taxa de escolarização neste ensino de 39,7%, em 2020”, relembra a AIDA.
Entre as “vantagens mais competitivas da região e do Distrito de Aveiro no contexto nacional”, é apontada a sua localização, “consolidada pela vasta presença de infraestruturas de transporte – ferroviária, marítima, aérea, rodoviária, pedonal e ciclável -, que possibilitam diferentes e rápidos modos de mobilidade”.
» Com 43 813 empresas sediadas na Região de Aveiro (2019), Aveiro apresenta um sólido tecido empresarial, com um elevado número de novas empresas e uma forte predominância do setor das indústrias transformadoras e do comércio por grosso, com destaque para o setor da metalomecânica, cerâmica, calçado, madeira, cortiça e moldes;
» Aveiro é também destino high-tech, mantendo-se na vanguarda da inovação e com um índice de competitividade acima da média nacional, registando uma forte aposta na investigação e desenvolvimento.
ADE – Aveiro Digital Export
O ADE – Aveiro Digital Export é um projeto promovido pela AIDA CCI que pretende capacitar as PME do distrito de Aveiro para a exportação através da utilização dos canais digitais. O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível FEDER de 745 783,45 euros o que resultou num incentivo FEDER de 633.915,93 Euros.
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.