Programa ‘STEAM’ de Aveiro premiado pela Comissão Europeia

927
Balanço do programa Aveiro Steam City.
Natalim3

A estratégia municipal de educação ‘STEAM’ dinamizada nas escolas de Aveiro venceu a edição nacional deste ano dos ‘European Enterprise Promotion Awards’, na categoria ‘Investimento nas Competências Empreendedoras’, informou a edilidade, entidade promotora do programa.

Trata-se de “uma metodologia de ensino que prevê a integração de conhecimentos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, no sentido de preparar os alunos para desafios do futuro, quer como cidadão, quer no mercado de trabalho.”

Os ‘European Enterprise Promotion Awards’ são atribuidos pela Comissão Europeia, com coordenação em Portugal do IAPMEI, para “distinguir boas práticas de promoção do empreendedorismo na Europa”.

Em Aveiro, o programa ‘STEAM’ dinamizou, entre outras atividades de ensino, a criação de ‘Tech Labs’ em parceria com os sete agrupamentos de escolas e a Fábrica Centro Ciência Viva, ligada à Universidade de Aveiro.

Destaque ainda para outras atividades como a plataforma de literacia em código UBBU ou o concurso “A tua ideia conta”, no qual participam ainda as duas escolas profissionais do município, a Gesentrepreneur, a Betweien, a Starteatro, a UA Incubator e empresários locais, “que também são reconhecidos neste prémio europeu de promoção empresarial”, refere a autarquia.

A promoção de competências ‘STEAM’ arrancou através da Aveiro Tech City em 2019 nas escolas, desde o 1º ciclo ao ensino secundário com a pretensão de “colocar a Educação como um dos pilares fundamentais para a construção de um município baseado no conhecimento, preparando as novas gerações com as competências necessárias para o seu sucesso na nova era digital.”

Uma forma de “estimular a descoberta de capacidades e o interesse dos alunos por estas áreas, com a criação de espaços de experimentação e o contacto direto” com as Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE “para uma utilização eficiente, crítica e responsável das tecnologias digitais.”

Em simultâneo, têm sido promovidas iniciativas de formação junto de professores e educadores, contando já com mais de 500 professores abrangidos.

A implementação da estratégia de educação ‘STEAM’ envolveu mais de 22.600 estudantes de Aveiro.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.